Como Guardar o Coração?


    Hoje, vamos explorar um tema essencial para a nossa vida espiritual e cotidiana: o cuidado com o nosso coração. Provérbios 4:23 nos diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Este versículo nos alerta sobre a importância de proteger o nosso coração. Mas o que isso significa na prática? Vamos descobrir juntos.

O Que Significa "Guardar o Coração"?

    Guardar o coração é zelar pelos nossos pensamentos, emoções e desejos. Na Bíblia, o coração representa o centro do nosso ser, onde nascem nossas intenções e decisões. Imagine o coração como o centro de controle de um avião. Se algo der errado lá, toda a viagem pode ser comprometida. Da mesma forma, se não cuidarmos do nosso coração, nossa vida pode sair dos trilhos.

> “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” – Lucas 6:45

2. Por Que Devemos Guardar o Coração?

    Provérbios 4:23 nos dá a razão: "dele depende toda a sua vida." Nossas decisões, palavras e ações são frutos do que está no nosso coração. Pense no coração como a fonte de um rio. Se a fonte está poluída, toda a água que flui dela também estará. Da mesma forma, se nosso coração estiver contaminado com coisas negativas, nossas atitudes refletirão isso.

> “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Porque do coração vêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.” – Mateus 15:18-19

3. Como Guardar o Coração?

Aqui estão algumas práticas essenciais para proteger nosso coração:

a. Filtrar o que entra no nosso coração

Selecione cuidadosamente o que você assiste, lê e ouve. Não deixe que coisas negativas contaminem seu coração.

> “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é correto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” – Filipenses 4:8

Se você consome conteúdo que promove violência e desrespeito, isso pode influenciar seus pensamentos e comportamentos. Escolha conteúdos que edifiquem.

b. Cultivar pensamentos e emoções saudáveis

Alimente-se da Palavra de Deus e mantenha uma atitude de gratidão.

> “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” – Salmo 119:11

Comece o dia agradecendo a Deus pelas suas bênçãos e leia um trecho da Bíblia. Isso prepara o coração para enfrentar os desafios do dia.

c. Cercar-se de boas companhias

Amigos influenciam nosso comportamento e nossas emoções.

> “Não se deixem enganar: ‘As más companhias corrompem os bons costumes.’” – 1 Coríntios 15:33

Relacione-se com pessoas que têm valores semelhantes aos seus. Isso torna mais fácil manter seu coração protegido.

d. Confessar e liberar perdão

Não carregue mágoas e ressentimentos. Perdoe e peça perdão.

> “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” – Efésios 4:31-32

Se alguém te magoou, ore por essa pessoa e peça a Deus que te ajude a perdoá-la. Isso traz paz ao seu coração.

Aplicando o Ensino no Dia a Dia

Vamos lembrar de três ações práticas para aplicar este ensinamento:

1. Faça uma “limpeza” no coração

   - Ore pedindo a Deus que revele áreas onde seu coração pode estar contaminado.

   - Leia a Bíblia diariamente e medite na Palavra de Deus.

2. Estabeleça “filtros”

   - Decida hoje o que você vai assistir, ouvir e com quem vai se relacionar.

   - Estabeleça limites claros para proteger seu coração.

> “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:7

3. Pratique o perdão

   - Se você está guardando ressentimento, decida perdoar. Ore pedindo a Deus força para liberar o perdão.

    Guardar o coração é vital para viver uma vida que agrada a Deus e é plena de paz e propósito. Lembre-se de que do coração procedem as fontes da vida. Vamos pedir a Deus que nos ajude a proteger e purificar nosso coração todos os dias.

“Senhor, agradecemos pela Tua Palavra que nos instrui a guardar o nosso coração. Ajuda-nos a proteger nossas mentes, emoções e vontades. Purifica nossos corações e nos dá sabedoria para viver conforme os Teus ensinamentos. Em nome de Jesus, amém.”

    Espero que esta mensagem seja útil e edificante para o seu ministério! Que Deus abençoe ricamente você e todos os que ouvirem esta mensagem.

Autor: Lucas Arno Agrimpho Chapecó-SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revelando o Poder da Intercessão: Descobrindo Sua Maior Função

Aprendendo a Orar a Palavra